31.3.06

"Violência em ponto pequeno"



Sabes o que me custa a entender?

É mesmo verdade que as crianças batem umas nas outras: mordidelas, puxões de cabelo, pontapés, murros, beliscões, etc e tal....



Nem todas são assim, há sempre umas mais agressivas do que outras. As minhas kokinhas, principalmente na faixa etária dos 2 aos 4, têm aparecido com algumas mazelas em casa. Ainda esta semana morderam num dedo á Sofia. Noutra altura foi uma valente mordidela na zona do olho, que além de andar de olho pisado também infectou (apesar de na escolinha terem desinfectado a àrea e eu em casa também) A Francisca queixa-se de pontapés e empurrões. Enfim...



O que me custa a entender é ouvir mães/pais dizerem aos seus filhos quando eles se queixam: "Dá-lhe também!" com a desculpa que eles têm de se defender...

Isso é que é defender??? Responder a uma agressão com outra agressão? Responder com violência à violência? Onde é que vamos parar? Depois ainda se queixam das guerras que há no mundo...



Para mim defender não é isso... para mim defender é evitar que haja agressão.



Por isso o que eu ensino à Francisca é, essencialmente, o seguinte:



- Se alguém te tentar bater, tu desvias-te ou foges.

- Se te forem para bater com as mãos, tentas agarrar as mãos do outro e impede-lo de te bater. Ele vai ficar muito mais chateado de não te conseguir bater do que levar um murro ou um pontapé teu, depois de te ter batido.

- Falas com o adulto que estiver a tomar conta de vocês e contas o que aconteceu, que se for preciso ele trata de castigar quem se está a portar mal.



Abaixo a violência!!!!

14 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo! Responder com violência só leva a mais violência...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tens razão.....
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Susana e Carolina

    ResponderEliminar
  3. Exactamente... o pior para mim é mesmo a desculpabilização da violência por parte dos adultos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Idem idem aspas aspas!

    Bom fds!!! :))

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo... que cada vez há mais violência, mais permissão e mais mau exemplo e más indicações por parte de quem educa...
    Eu acho importante que as crianças se saibam defender...mas muito mais pela não violência...

    ResponderEliminar
  6. (desculpa, tive que parar a meio e não assinei!)
    Costumava dizer ao Miguel que o melhor era dizer ao L ou ao J que lhe tinham batido, que já não queria brincar mais com eles...

    E às vezes resultava...e depois ele dizia todo contente:
    ficaram espantados por não lhes bater de volta....e disseram que quaeriam ser meus amigos!

    ResponderEliminar
  7. Não me importo nada com o link. :)

    Acho que tens toda a razão.
    Até anotei algumas coisas para dizer à M também, quando for caso disso.

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo. Também detesto violência, muito menos entre crianças... Mas o mais cruel é que, pelo que tenho visto, criança que seja 'paz de alma' e que não se defenda (na mesma moeda) é considerado 'mole' ou outras coisas piores... Que mundo este em que vivemos :(
    Beijinhos e desculpa a ausência

    ResponderEliminar
  9. gostei bastante da sugestão do passeio no Alentejo, apesar de ir muitas vezes para essa zona, quer dizer vou mais para a zona costeira, V.nova de mil fontes, não conheçia esse parque.

    pois é aviolençia tb me faz muita confusão, não sei se leste no meu blog no iniio do ano averonica teve ums problemas, que ameu ver eram muito graves, com os colegas da escola, havia um menino que dizia ser o general da tropa e fazia todos os outros seus soldados para baterm na V. cheguei a assistir a baterem-lhe enquanto ela falava comigo, no intervalo. Na reunião foi-me dito que ela é que tem que se defender, talvez por ter estado em casa seja muiuto ingenua e não se defende, isto dito pela professora, claro que tb respondi com essa afirmação, que se lhe batem então ela vai passar abater tb, e que não me responsabilizava se magoasse a sério algum menino, isto pq ela é a maior em altura e em peso da sala de aula. O certo é que o dito menino agora passou a andar com uma bola de futebol e jogam todos.

    quanto a elas ignorarem quem lhes batem é complicado pq as crianças são muito cruies e gozam muito, noto isso quando vou ao intervalo do lanche.

    jinhos

    ResponderEliminar
  10. Não podia estar mais de acordo!

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo! Infelizmente, muito adultos passam às crianças a ideia que "isto é tudo uma selva, por isso salve-se quem puder" (!!)... E olha que já ouvi uma coisa dogénero vinda de uma pessoa que gere um colégio. Enfim... Haja paciência...

    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  12. Parece-me que isto é cada vez mais um problema dos pais: eles incitam ou toleram a violência dos pimpolhos. Parece que tem muita piada para alguns.
    Infelizmente os professores também se demitem cada vez mais das suas funções- acham que isso deve ser tratato em casa

    ResponderEliminar
  13. Eu sofro do mesmo mal, porra, eninem às crianças a serem civilizadas.

    ResponderEliminar